tag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post3279988090635153197..comments2014-07-29T20:03:53.580-07:00Comments on Metodologia do Ensino de História: A HISTÓRIA COMO ELA É?Claudefranklin Monteiro Santoshttp://www.blogger.com/profile/18176403651287078817noreply@blogger.comBlogger64125tag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-4038642004363045752011-05-17T17:08:19.193-07:002011-05-17T17:08:19.193-07:00Tudo gira em torno de interesses de classes tudo p...Tudo gira em torno de interesses de classes tudo pode ser mudado e escrito da forma mais conveniente pra poder dominar e lucrar, não seria diferente com o livro didático distribuído nas escolas brasileiras. <br />Até quando o interesse mesquinho de uma minoria corrupta vai dominar o nosso país? Em quanto educadores preocupados com o conteúdo do nosso livro didático reúnem-se para discutir melhorias, um bando de corruptos e oportunistas compram com dinheiro sujo sua vaga na primeira fila do lucro, pisando na carcaça da nossa velha e sofrida educação brasileira, no final o que esses ratos querem é apenas que o livro reproduza as ideias consumistas e dissimuladas uma realidade criada por loucos que querem apenas lucrar e lucrar e ainda depois serem chamados de defensores da educação, isso é muita falta de noção, deles não nossa de ainda aturarmos isso devemos participar mais, devemos ser mais ativos não entregar a um bando de oportunistas a nossa educação devemos ler o livros didáticos de nossos filhos, sobrinhos não devemos apenas ficar alegres por que estão lendo e sim preocupados em saber o que eles estão lendo, parece besteira mas, o que é uma simples leitura escolar vai definir quem será seu filho no futuro, podem me chamar de exagerado mas, enquanto não ficarmos alertas e revoltados nada vai mudar.Ítalohttps://www.blogger.com/profile/09474897760933140543noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-63878316337760430172011-05-15T18:57:43.965-07:002011-05-15T18:57:43.965-07:00UNIVERSIDADA FEDERAL DE SERGIPE (UAB)
METODOLOGIA ...UNIVERSIDADA FEDERAL DE SERGIPE (UAB)<br />METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA<br />NOSSA SENHORA DA GLÓRIA/SE<br />AD1<br /><br />ALUNO: Diogenes Thiago Aragão - 09102134<br /><br />O dinheiro manda neste mundo capitalista. O que a revista Carta Capital relatou é apenas um retrato de nossa vida e dos nossos orgãos. A força oculta que, as vezes, nem nos atentamos até onde ela pode chegar.<br />O que a revista mostrou é muito grave. Não é podemos prestar atenção só em relação ao poder financeiro desses gupos, mas também no que eles podem fazer com esse poder.<br />Estes livros serão usados por muitos estudantes brasileiros que estão formando suas opiniões e as informações neles contidas poderm ficar na cabeça destes estudantes para o resto da vida, ou seja, do mesmo jeito que a mídia "reclamou" para uma possível disseminação de idéias comunistas estes outros livros podem disseminar idéias não tão boas também.<br /><br />Fiquemos atentos!Diogenes Thiago Aragãohttp://www.gloriaosfera.zip.netnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-41000707235601793032011-05-15T12:11:01.663-07:002011-05-15T12:11:01.663-07:00O artigo A história, como ela é de Ana Paula Sousa...O artigo A história, como ela é de Ana Paula Sousa, nos leva a perceber que a imprensa seja ela escrita ou televisiva tem influenciado bastante em nossas escolhas. Em se tratado do livro didático, a mesma vem abordando a questão de forma polêmica, levando a uma interpretação de forma ideológica por parte dos gestores estatais.<br />Segundo alguns estudiosos a problemática está centrada em questões ideológicas e econômicas. Economicamente pelo fato das grandes empresas investirem bastante e os confecciona em grande escala, desta forma as pequenas empresas tendem a desaparecer. Com relação às questões ideológicas os estudiosos remetem que estamos vivendo no conservadorismo e que a impressa age de forma influenciadora na tentativa de desestabilizar o governo ou até mesmo uma forma de driblar as regras impostas pelo estado.<br />Diante o que foi lido pude analisar como tudo gira em torno de interesses, sejam eles individuais ou dos governantes. Vivemos numa sociedade que a base da sobrevivência é o ter, seja a qualquer custo, até mesmo a colocação de livros em salas de aulas sem o compromisso de levar o aluno a uma desenvolvimento crítico.Edenilde (Polo Colônia Treze)noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-91113517627401264372011-05-14T14:31:37.161-07:002011-05-14T14:31:37.161-07:00O Livro didático é coisa seria. Não deveria ser ob...O Livro didático é coisa seria. Não deveria ser objeto de poder e disputa.<br />Livro didático é um livro de finalidade pedagógica e de acesso a todos os brasileiros. Se o livro é bom e não fere os princípios, valores éticos e costumes no nosso povo, não vejo porque desqualifica-lo.<br />Sua funcionalidade é complementar os livros clássicos, de uso na escola, objetivando orientar professores e alunos no processo de aprendizagem e na propagação do conhecimento.<br />Foi idealizado por iniciativa do Estado, durante o governo de Getúlio Vargas.<br /><br />ATT<br /><br />ZACARIAS JUNIOR DOS SANTOS<br />ALUNO DO QUARTO PERIODO DE LIC EM HISTORIA<br />POLO N SRA DA GLORIA/SE<br />MAT 09102245Zacarias Junior dos Santoshttps://www.blogger.com/profile/08146229907561448178noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-73910700202544641142011-05-13T14:00:47.253-07:002011-05-13T14:00:47.253-07:00UNIVERSIDADA FEDERAL DE SERGIPE (UAB)
ALUNO- Marc...UNIVERSIDADA FEDERAL DE SERGIPE (UAB)<br />ALUNO- Marcel de oliveira Barros <br />DISCIPLINA- Metodologia do ensino de Historia<br />PÓLO- Nossa Senhora da Glória (AD1)<br /><br /> CARTA CAPITAL-‘’ A história, como ela é’’<br /><br /> Caros colegas e prezado tutor, como o mesmo texto diz, não é preciso ter faro apurado para distinguir que, longe de ser pessimista, mais infelizmente nos bastidores da política, na maioria das ações como, por exemplo, no cumprimento das políticas públicas, sempre á um jogo de interesses que vai além do bem estar dos cidadãos, e com relação ao PNLD não é diferente.<br /> É vergonhoso o modo de como a educação é tratada em nosso país. Onde o pré-requisito de seleção de uma melhor formação é atropelado por uma disputa política, chegando, sobretudo a um patamar tanto ideológico, quando econômico, deixando de lado o objetivo maior, “uma educação de qualidade”. Do ponto de vista ideológico o livro didático é visto como um instrumento de poder, e num passado recente foi alvo de distorções, deixando marcas que nem o tempo conseguiu apagar. Por outro lado, a parte econômica diz respeito ás licitações que tem como características o favorecimento de grandes grupos, ignorando a escolha de especialistas da área. <br /> Ao longo da nossa historia, sempre vimos pessoas influentes serem alvo de criticas, perseguições, e hoje não é diferente. Por trás de um país onde se prega a democracia, ainda permanece em suas raízes fincadas nesse solo, a corrupção, a alienação na educação, que ao longo dos tempos, só ganharam uma nova roupagem.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-61955004359631636082011-05-12T11:16:13.115-07:002011-05-12T11:16:13.115-07:00SILVANA FERREIRA SILVA
MATRÍCULA: 09103146
POLO: P...SILVANA FERREIRA SILVA<br />MATRÍCULA: 09103146<br />POLO: PRÓPRIÁ-SE<br /><br />É possível notar que a compra de livros didáticos pelo governo, existe um grande interesse político e econômico maior do que esperado da sociedade que cada vez mais, é exigente. Nos perguntamos será que a história e contada como realmente ela e de fato, vamos sempre ficar inseguros no que diz respeito ao livro de história, que tem um forte incerada concorrência das editoras e as circunstância das narrativas lidas em público, a história que na realidade fica difícil o jogo da burocracia e esforço do governo e com isso quem perde e a classe baixa.<br />O livro se Shimidt incomoda muitas editoras no Brasil, e vários grupos de editores estrangeiros que trabalham no país, percebem o quanto pode ser lucrativo negociar com o governo, e já que ele é um dos principais compradores de livros didático. Por esse motivo vale tudo para conseguir um cliente com capacidade, é possiv4el associar o conteúdo do livro Nava História com a crítica ao lado ideológico provavelmente defendido por Shmidt, o que torna obra desaconselhável para o uso nas escolas, segundo algumas editoras (citada no texto) e por isso pode trazer como é feito a explicação de um conhecimento crítico.<br />Temos observado que há um interesse do capital externo, e quem pode mais, porque vivemos em um país capitalista a propensão é que os líderes que tomam as diretrizes do rumo a nossa educação seja o lado de quem pode trazer mais proveitos favoráveis. Na história há dificuldade tanto na critica como na sua interpretação existir quantidades de formar ideias de fazer história. Cabe ao povo, ver e compreender, qual melhor rumo a ser seguido, cada ano que passa regride o número de editoras participantes do PNLD que sem, por mais que digam sempre houve efeito no mercado de livros didáticos a desigualdade, agora esta na falta de pequenas editoras. Sabemos que existem amontoados cooperativos no mercado editorial. Que resume milhões de conservadores políticos, que existe neste país.filhosqueridoshttps://www.blogger.com/profile/14152552563222986633noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-78124439493526537492011-05-11T19:40:26.474-07:002011-05-11T19:40:26.474-07:00O Livro didático é coisa seria. Não deveria ser ob...O Livro didático é coisa seria. Não deveria ser objeto de poder e disputa.<br />Livro didático é um livro de finalidade pedagógica e de acesso a todos os brasileiros. Se o livro é bom e não fere os princípios, valores éticos e costumes no nosso povo, não vejo porque desqualifica-lo.<br />Sua funcionalidade é complementar os livros clássicos, de uso na escola, objetivando orientar na alfabetização e na propagação do conhecimento.<br />O Livro didático foi uma louvável iniciativa do Estado, através do governo Getúlio Vargas.Zacarias Junior dos Santoshttps://www.blogger.com/profile/08146229907561448178noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-55240207341570287762011-05-11T18:54:01.528-07:002011-05-11T18:54:01.528-07:00GILSANDRA DE AQUINO MENESES
MATRÍCULA: 09104272
PO...GILSANDRA DE AQUINO MENESES<br />MATRÍCULA: 09104272<br />POLO DE AREIA BRANCA/SÃO DOMINGOS<br /><br /><br /> Como é difícil em nosso país uma educação de nível elevado, pois é notícias e informações como essa que nos mostra a dura realidade da educação brasileira, informações essa que recebemos através de pessoa como Ana Paula Sousa, que através da revista Carta Capital do dia 03/09/2007 mostra que até em compras de livros para uma melhor educação no país existe muitas fraudes e desonestidade.<br /> Pois como pode um livro bem conceituado como o de Marfo Schmidt autor da coleção Nova História Crítica, que vendeu mais de 10 milhões nem se quer chegar às mãos de 28 milhões de alunos, e ao mesmo tempo receber criticas como as de Ali Kamel que diz que a obra é de dar medo.<br /> A Nova historia critica foi excluída na ultima avaliação do MEC, ao mesmo tempo em que milhares de professores escolheram o livro, isto porque Ali Kamel não gostava do livro, isto nos deixa claro que a importância não é o conteúdo e o aprendizado do aluno, mais sim as questões econômicas, política e financeira que possa beneficiar aqueles que estão no poder que possa de uma maneira bem sutil esconder a verdadeira realidade da historia contadas por eles, pois jogar uma obra como a de Schmidt esconde-se uma disputa a um só tempo ideológico e econômico, pois é através dos livros que chegamos a varias informações, seu poder é muito extenso, ou seja, é melhor uma realidade aprovadas pelo PNLD e suas editoras aliadas do que por professores que verdadeiramente querem o progresso e uma historia verdade mostrando toda a realidade do nosso tempo.<br /> É triste essa realidade em relação à educação que vivemos e temos que lutar para melhorar, pois um livro aprovado não é sinônimo de livro perfeito, é apenas a garantia de que não tem erros ou estereótipos, é preciso que haja pessoas mais conscientes e engajadas para lutar por uma educação melhor e fazer valer os seus direitos, retirando do nosso país essas pessoas grandes, que pensam tão pequeno e que somente querem um país com pessoa menos informadas e bem menos atualizadas.sandrahttps://www.blogger.com/profile/11099632386502477677noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-42261042765484895062011-05-04T21:50:41.726-07:002011-05-04T21:50:41.726-07:00AD1
Aluna: Virgínia Lages Silva
Acredito que o te...AD1<br />Aluna: Virgínia Lages Silva<br /><br />Acredito que o texto deveria se chamar não como “A história é” e sim “A história como é contada”. Sabemos que educação é, também, um ato político. A elaboração de um livro não compreende apenas o conteúdo. O conteúdo é vinculado a objetivos que nem sempre se reduzem ao ato de aplicar este conteúdo. São muitos interesses envolvidos e estes não se resumem ao campo ideológico e político eles se aplicam, também, a questão dos interesses econômicos e editoriais.<br />Percebam que a disciplina no Brasil, datada a partir de 1822, já se insere nas escolas por uma questão política, era preciso afirmar o país enquanto nação e determinar suas diferenças frente a seu passado português. <br />A história, como a técnica, nunca foi e nunca será neutra. Alguns falarão que ela pode ser ética, mas acredito que a história deveria ser simplesmente humana e o ser humano não existe sem subjetividade. O homem todos os dias opta por tudo, gostos, política, cultura, memória, esquecimento, valores, etc. Mas ser subjetivo não significa ser deliberado.<br />Sou uma eterna otimista, é certo que, a história acadêmica, nunca será a história curricular das escolas. Mas creio que o conteúdo aplicado e sua estruturação deve sim ser discutido, questionado, observado e determinado não somente pelo Estado, mas, também, pelos profissionais e especialistas em História.<br />A história humaniza, dá sentido, constrói e justifica, ou seja a história é uma arma. Agora pergunto: A história como ela é?, ou, “A História como é contada!”Virginiahttps://www.blogger.com/profile/10527125678968058530noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-60035404293250669102011-05-03T17:42:23.921-07:002011-05-03T17:42:23.921-07:00UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO...UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE<br />CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA<br />UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL<br />POLO: São de Domingos<br />ALUNA: Irani <br />É de ficar indignada ler esta matéria da revista Carta Capital, mas ao mesmo tempo é de esperar, as compras do governo "sempre" tem algum interesse em favorecer "A ou B" não seria diferente nos livros didáticos, quando sabemos que não há interesse na aprendizagem e sim na quantidade de aprovados. Caso o governo tivesse interesse de vê o futuro do Brasil que são as crianças, adolescentes e adultos bem esclarecidos não vetaria um livro crítico, que poderia abrir novos horizonte do alunado, se observamos os conteúdo dos livros didáticos são voltados para a população do Sul e o nós do nordeste como vamos conhecer nossa História, podendo focar todas as realidades do Brasil, mas não.<br />A imprensa também manipula, influência a população tanto para o positivo quanto para o negativo, as vezes o lucro é que vale mais; esta denúncia não foi somente pra informar os leitores da revista Carta Capital e outros meios, portanto só ficamos informado quando tem "alguém" prejudicado, as perdas são em milhões.<br />Espero respostas<br />Atenciosamente<br />IraniFlaviahttps://www.blogger.com/profile/17468232273082185763noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-81281274335179796002010-10-17T12:27:54.857-07:002010-10-17T12:27:54.857-07:00ALUNA: EDIVANIA TEIXEIRA DA SILVA
MATRÍCULA: 09102...ALUNA: EDIVANIA TEIXEIRA DA SILVA<br />MATRÍCULA: 09102837<br />POLÓ: PROPRIÁ<br /><br />ATIVIDADE À DISTÂNCIA 1<br />A CARTA CAPITAL-‘’ A história, como ela é’’<br /><br />Levando-se em consideração os conteúdos publicados na matéria ‘’A história, como ela é’, nota-se que Mário Schmidt nada mais é do que uma vítima dos interesses, na qual sua coleção foi usada como ameaça em benefício de outros, pois se não fosse assim, seus livros não permaneceriam tanto tempo utilizados pelo governo, sei da importância do processo avaliativo do livro, proposto pelo MEC, contudo acredito que antes de excluir qualquer coleção do ensino educacional seria preciso relatos avaliativos também dos educadores, principalmente os atuantes em sala de aula, pois são os mais familiarizados com o material didático e seu público, com essas informações seria mais fácil optar pelo melhor, aquilo que realmente ajude a educação e não aos interesses, já que vivemos numa sociedade onde prevalece o mais forte, assim não colocariam totalmente em risco o futuro de todos, além contribuir para a cidadania.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13240212776460220187noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-89287065408156629312010-10-17T10:55:52.317-07:002010-10-17T10:55:52.317-07:00Polo:Brejo Grande
Aluna:Elenilda Silva Dos Santos...Polo:Brejo Grande<br /><br />Aluna:Elenilda Silva Dos Santos<br /><br />Matricula:07201159<br /><br />METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTORIA<br /><br /><br /><br /><br /><br />sugirao varios rumores sobre essa Carta Capital o Brasil também foi alvo de muita polemica porque ela iria lança o livro os oltros autores e criticos fizerao muitas polêmicas sobri ela!mas mesmo assim ela foi em frente e lanço o livro dela.Helenahttps://www.blogger.com/profile/05621312704557570799noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-4231135585248481682010-10-17T10:12:00.589-07:002010-10-17T10:12:00.589-07:00Cínthia Batista dos Santos
Pólo: Nossa Senhora das...Cínthia Batista dos Santos<br />Pólo: Nossa Senhora das Dores<br /><br />Na verdade, podemos falar que a Carta Capital foi um dos assuntos polêmicos que o Brasil teve, no entanto, como referência maior teve a repórter Ana Paula Souza que na sua escrita relatou o assunto em questão.<br />Muitos naquela época fizeram críticas aos livros de Schmidt, mas as críticas não atrapalharam as vendas e nem o interesse pelo povo em sua ideologia.<br />No entanto, o Brasil sempre vai ter as suas revoluções contra algum autor, pois eles olham não é apenas o conteúdo a ser lançado e sim quem vai lançar esses livros para o mercado.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02090309905390316948noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-7427364930122973322010-10-17T09:28:50.153-07:002010-10-17T09:28:50.153-07:00Maria José de Lima
Pólo de Nossa Senhora das Dores...Maria José de Lima<br />Pólo de Nossa Senhora das Dores<br />Matrícula: 09100249<br /><br />É engraçado (e triste) perceber que a politicagem está por trás de todo e qualquer interesse do cidadão brasileiro. Todos nós sabemos que a política - em sua essência - é de fundamental importância para a sociedade, mas da forma que é (e sempre foi) conduzida, privilegiando interesses de pequenos grupos, é mais uma forma de covardia, do que qualquer outra coisa.<br />E com essa matéria pudemos perceber que com a educação não é diferente, uma vez que atitudes como essas só tendem a atrapalhar o desenvolvimento da educação no país.<br />Talvez seja pelo fato das grandes empresas midiáticas pertencerem a políticos (leia-se coronéis), que as mesmas sejam tão tendenciosas. Mas afinal, qual o problema de se utilizar um livro didático com "tendências comunistas" como afirmam certos jornalistas que não utilizam da deontologia, da ética na comunicação, e que não se mantem imparciais como deveriam fazer?<br />O problema está no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e na política pífia do nosso país, que enfraquece os pequenos, e dá mais poder aos grandes grupos (no caso, as grandes editoras, tanto nacionais, quanto internacionais - essa última, cada vez mais).Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/15302195988946741848noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-79915443678101267242010-10-17T08:14:23.777-07:002010-10-17T08:14:23.777-07:00UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CESAD - DEPARTAMEN...UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE<br />CESAD - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA<br />METOOLOGIA DO ESNSINO DE HISTÓRIA<br /><br />POLO: LARANJEIRAS<br />ALUNO: GILTON SANTOS<br />MATR: 10100009<br /><br />No texto a coleção da Nova História Critica de Marfo Schimdt, foi alvo de criticas de sua obra, por motivos em que outros autores como Joaquim Silva, um super conservador, também criticado pela imprensa, como informadores e formadores de idéias comunistas. Não é de se estranhar que as editoras no fornecimento dos livros didáticos no Brasil se resumem a grupos fechados que por motivos políticos e/ou econômicos passam a ser dominantes no processo de aceitação dos membros que escolhem as obras a serem distribuídas nas escolas. <br />Se por um lado observamos empresas infiltrando no mercado nacional ideias e características estrangeiras como no caso do livro da História Critica, por outro a manipulação de pequenos grupos como Ática e Scipione (compradas pelo grupo Abril), Brasil, FTD, Ibep, Nacional e Saraiva, dominam o mercado nacional de forma conservadora e sem grandes reformulações de pensamento e ideologias atuais. <br />Munakata observa em sua analise que, “existe alguma coisa em jogo que pouca gente sabe o que é”, os entraves acionados pela imprensa em nosso país, aciona outro pensamento relacionado a quem realmente manipula quem? É a imposição disfarçada de liberdade de pensamento. <br />Sendo assim, quando se diz que o livro didático é um instrumento de poder, ligamos na verdade uma relação entre Estado e editoras na busca tanto da melhor fonte de formação para os estudantes e professores, quanto o domínio financeiro e político dos seus diretores.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00009716450026780931noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-40894474843049864512010-10-17T07:54:03.562-07:002010-10-17T07:54:03.562-07:00UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇ...UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE<br /><br /><br />CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA<br />DISCIPLINA: M. DO ENSINO DA HISTÓRIA<br />TUTOR: KLEBER LUIZ GAVIÃO<br />ALUNA: CÁRDIA FABIANA ARAGÃO ALMEIDA<br />PÓLO: NOSSA SENHORA DAS DORES<br />ANO: 2010 4º PERÌODO<br /><br /><br />Olá colegas, No Brasil tudo envolve um jogo de interesses, com o livro didático não seria diferente.<br />Não é preciso ser especialista para saber que por trás do barulho capaz de jogar na fogueira a obra de Schmidt a uma só tempo ideológica e econômica.<br />Monica Messenberg era diretora de relações institucionais do grupo santiliana. A mesma diz: que a compras de livro didáticas favorece aos grandes grupos.<br />Hoje ela é executiva do grupo espanhol e o expressivo crescimento da editora no segmento deixa os concorrentes com a pulga atrás da orelha, até por que a ligação com o governo anterior não se restringe á presença de Monica.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00200289642553323218noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-82491106544820421112010-10-17T07:49:55.350-07:002010-10-17T07:49:55.350-07:00Maria Valdeilda Sobral de Almeida- Matricula
0910...Maria Valdeilda Sobral de Almeida- Matricula <br />09104302- Pólo Araúa.<br /><br />A Carta Capital- A História, como ela é.<br /><br />Nesta grande polemica dos livros didáticos,sendo colocado de qualquer forma,pra os leitores,um pessímo instrumento didático,comprometendo o conhecimento e o processo educacional no nosso país.<br />Ao ver esta situação,ficamos sem saber qual livro devemos adiquiri ao nosso conhecimento.o importante é pesquisar os conteúdos dos livros didáticos,que são lançados pelas editoras.<br />Isto,são maneijos que os governantes se aliam em benefícios próprios,e lançam produtos sem conteúdos à sociedade e lamentavel vivermos no pleno século XXI,com situações que só prejudicam as classes menos favorecidas.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08449844032700856599noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-13823061217874310152010-10-17T06:55:52.035-07:002010-10-17T06:55:52.035-07:00MONICA SANTOS MACEDO MATRICULA 09100184
POLO ARAUA...MONICA SANTOS MACEDO MATRICULA 09100184<br />POLO ARAUA<br />NO MUNDO EM QUE VIVEMOS, A DEMOCRACIA NEM SEMPRE PODERÁ SE VALER E PODERÁ SER INGNORADA DEVIDO A INTERESSES POLITICOS , NA VERDADE É REVOLTANTE PERCEBER QUE ATÉ OS LIVROS DIDÁTICOS TAMBEM SOFREM COM E O JOGO DE INTERESSE DAQUELES QUE ESTÃO NO PODER E NOS DEIXAM CADA VEZ MAIS INDIGNADOS. MESMO SABENDO QUE O CONTEUDO ERA DE QUALIDADE, ACHARAM MAIS INTERESANTE O BENEFICIO PROPRIO. “ISSO É UMA VERGONHA”.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/18304944272943527089noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-58468019960165612772010-10-16T18:06:15.298-07:002010-10-16T18:06:15.298-07:00Aluna: Cláudia Conceição de Oliveira
Matricula: 0...Aluna: Cláudia Conceição de Oliveira <br />Matricula: 09100025 Pólo: Laranjeiras <br /><br />O texto nos revela o jogo de interesse que ocorre por traz da escolha dos livros didáticos na rede pública de ensino, uma vez que não se sabe ao certo o critério de adoção adotado pelo PNLD, para exclusão de uma obra consagrada como a Nova História Crítica- com altíssimo índice de aprovação entre o corpo discente de todo o país. Chamando a nossa atenção para a desvalorização destes profissionais, no processo de escolha. Sabendo-se que uma grande rede de Telecomunicações desencadeou uma campanha contra o livro (Campeão de Vendas) afirmando que o mesmo adotava posicionamentos comunistas, o que a reportagem não mostra é que essa mesma rede, é associada de uma das editoras beneficiadas com a exclusão da obra de Mário Schmidt.claudiahttps://www.blogger.com/profile/10649390838094177527noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-9981155009730541122010-10-16T17:37:56.526-07:002010-10-16T17:37:56.526-07:00Aluna: Maria Rosane Vasconcelos Santos Matricula:...Aluna: Maria Rosane Vasconcelos Santos Matricula: 09100729 Pólo: Laranjeiras <br /><br />Sou professora da rede pública de ensino e convivo com essa realidade, sei que é muito grande a quantidade de capital gerado entre a fabricação e adoção de livros didáticos nas escolas. Que adotam livros de qualidade duvidosa ao invés de atender os interesses pedagógicos que garantem assim um ensino de qualidade e eficiênte. Mostra também o jogo de interesse que há por traz das escolhas feitas pelo PNLD, quando há a exclusão da obra de maior destaque no processo seletivo Nacional escolhido pelo o corpo discente em detrimento das obras oriunda das multinacionais, que em muitos casos manipulam a opinião pública através das grandes empresas de telecomunicação. Não podemos esquecer que o que está em jogo são altas somas de dinheiro vindos do erárioAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/00433296480923003673noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-24204952279956833612010-10-16T17:00:40.113-07:002010-10-16T17:00:40.113-07:00Aluno: Nelson de Oliveira Sobrinho Matrícula:...Aluno: Nelson de Oliveira Sobrinho Matrícula: 9100127 Pólo: Laranjeiras <br />O texto deixa em dúvida os critérios da classificação dos livros didáticos feitos pelo PNLD – Plano Nacional do Livro Didático. Partindo do pressuposto que uma obra fora adotada por milhares de professores em todo o país, tenha sido vetada por apresentar princípios comunistas, concomitantemente o grande mercado deste seguimento (História no Ensino Fundamental) fica liberado para as multinacionais como: Santillana e Moderna que lucram milhões com este comércio. Comprometendo assim o processo educacional das nossas crianças.Jubanorte em Sergipehttps://www.blogger.com/profile/13022563460963816578noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-14028194660330086352010-10-16T15:36:20.699-07:002010-10-16T15:36:20.699-07:00CURSO: HISTÓRIA
PÓLO: POÇO VERDE
MATRÍCULA: 091011...CURSO: HISTÓRIA<br />PÓLO: POÇO VERDE<br />MATRÍCULA: 09101148<br />ALUNA: MORGANA FRAGA MENEZES<br />METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTORIA<br />COMENTÁRIO<br /><br /> A Carta Capital mostra que o livro didático é um instrumento forte da educação e que para que tal instrumento seja preparado com seriedade e respeito é necessário que haja segurança e que seus conteúdos sejam apresentados de forma objetiva, neste caso percebe-se que uma grande preocupação do governo com as editoras que fornecem estes livros. Pois as editoras como fonte de manter os livros didáticos demonstram grande interesse em elaborá-los e assim manter-se no mercado de publicação destes livros, como o livro didático é de grande importância para a educação, neste caso a preocupação dos maiores publicadores de livros didáticos, manter-se frente a esse mercado mostra que como fonte de aprendizado os livros devem ser levados em consideração as editoras mais conhecidas e que sempre estão desenvolvendo livros de qualidade.<br /> Por se tratar de livros didáticos na qual o maior comprador destes é o governo há de se entender que a briga entre as editoras não é por acaso já que o consumo de livro didático é muito grande gerando assim conflitos entre as editoras que percebem a necessidade de fazerem parte desse rol de publicadores de livros e que possam ser fornecidos para estado, porém tal oportunidade não deixa claro, que isso deva ser analisado e aprovado, os livros que deverão ser adquiridos para o Estado.SERGIPE E HISTÓRIAhttps://www.blogger.com/profile/04534835754202020484noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-11592136427391779172010-10-16T14:57:09.096-07:002010-10-16T14:57:09.096-07:00Fazer de material didático um meio de disseminação...Fazer de material didático um meio de disseminação política seja de qualquer orientação partidária, induzindo crianças inocentes e que ainda não sabem discernir por si só é uma pratica abominável, já que apenas o ser humano no pleno gozo de suas faculdades mentais deve decidir o que é melhor para si, Porem eu creio na competência das pessoas que escolhem os nossos livros didáticos, são pessoas com anos de experiência e profunda noção do que seja ofensivo e prejudicial ao bom desenvolvimento dos alunos. Por outro lado o uso político do fato onde A ou grupo A, acusa B ou grupo B para obter vantagem política ou visibilidade na mídia também é uma pratica tão abominável quanto o fato anterior, hoje os fins tem justificado os meios e os fins são sempre financeiros. <br /><br />Antonio Marcos de Aragão<br />Matricula: 09103322<br />Pólo: N. S. DoresAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/14573809155651088867noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-84986367537793790112010-10-16T13:56:27.328-07:002010-10-16T13:56:27.328-07:00Avaliação à Distância AD1
Matrícula: 09103470
Alun...Avaliação à Distância AD1<br />Matrícula: 09103470<br />Aluna: Dálmara Nascimento Silveira<br /><br />“Comentário”<br />Ao ler a matéria veiculada na Revista Carta Capital, de 03 de Setembro de 2007, “A história como ela é” (Ana Paula Souza). Percebo que no ato da escolha do livro didático o que tem prevalecido são interesses “políticos, econômicos e até mesmo ideológicos. É triste saber que uma coisa tão séria, que é a escolha do livro didático, passe por este processo ao qual lemos na matéria, este, que no meu entender visa somente “lucros”. Fico imaginando... Como algo que começa errado pode dá certo? Não podemos esquecer que vivemos em um país que tem como lema “a busca por uma educação de qualidade”.<br />Na minha leitura, percebi ainda que a opinião de quem realmente “entende” (professores), os quais deveriam participar diretamente do processo de escolha do livro didático tem sido “sufocada”, por conta de todo esse tráfico de interesses. Tudo isso macula nossa educação, o que é lamentável.Assembleia de Deus - Arauá/Sehttps://www.blogger.com/profile/12256463237493254295noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-495309905656583480.post-9171275517280828802010-10-16T09:25:39.271-07:002010-10-16T09:25:39.271-07:00Por Allison
Caríssimos colegas internautas,
A par...Por Allison<br /><br />Caríssimos colegas internautas,<br />A partir do texto proposto lido, é possível notar que por trás da escolha e compra do livro didático pelo Governo, existe um interesse econômico, ideológico e político maior do que as perspectivas de uma sociedade cada vez mais exigente. A pergunta que fica é, será que a nossa História é contada como ela realmente foi de fato, nos nossos livros didáticos? Essa questão vai nos deixar sempre inseguros no que diz respeito a essa questão dos livros de história, uma vez que, além da forte concorrência das editoras e das tendências existentes nas narrativas e discursos de história, existe um problema maior que o jogo burocrático e interesses do governo e, quem perde com isso como sempre, somos nós, “os pequenos”.<br />O livro de Schimidt, da coleção Nova História Crítica, escolhido por vários professores-educadores como o melhor para se trabalhar em sala de aula, ultimamente foi retirado da lista de compras de material didático do governo. Isso porque, este livro, traz em foco um conteúdo comunista (segundo algumas editoras citadas no texto) e que isso pode trazer como conseqüência o esclarecimento de um conhecimento crítico para o aluno que seja capaz de questionar, reivindicar e dar descontinuidade ao que já está tradicionalmente rotulado.<br />Podemos observar também o jogo de interesses do capital externo, do poder, quem realmente pode mais, e por sermos um país capitalista, a tendência é de que os lideres que tomam as diretrizes do rumo da nossa educação seja do lado de quem pode trazer mais lucratividade parcialmente.<br />Hora, na própria História já existe certa dificuldade tanto na sua epistemologia como na sua hermenêutica por existir múltiplas concepções de se fazer História. Cabe a cada um, ver e entender, qual o melhor caminho a ser seguido. Aí vem o Governo que tende a um PNLD que atenda a seus critérios, e no que diz respeito a uma disciplina que poderia formar o ser humano para a vida, é escolhido um que forme para os seus interesses. Nesse sentido, vai se perdendo a cultura erudita, podemos notar que já não existe mais aqueles pensadores, construtores de história, filosofia, enfim, como antigamente, e se existe, é raro a mídia divulga-los, uma forma de “sensura”. Todavia é importante que o que está em jogo é o amanhã, e para isso, é preciso formar pessoas qualificadas para a vida, não importa aqui o jogo de interesses políticos partidários, ideológicos e econômicos como no Brasil, o mais importante é uma educação de qualidade e um país mais justo para todos, aliás, o Brasil somos todos nós.<br /><br /><br />Allison Oberto Souza Santos<br />Mat.: 09104277<br />Hist./Própria-Se<br />Em 16/10/2010Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02134599720979640297noreply@blogger.com